04) Programa de Tutoria em Cálculo como Política de Aprendizagem: Estudo de Caso na UFV-CRP

Autores

  • Agnaldo Henrique Silva Fonseca
  • Cristiane Aline Soares Mendes
  • Ionice Oliveira Mendonça
  • Marilene de Souza Campos

Resumo

As políticas de expansão e democratização do acesso ao ensino superior têm gerado ganhos importantes à educação pública. Nesse cenário, questiona-se se o ingressante encontra na Universidade condições de permanência e aprendizagem. O presente estudo objetiva analisar o rendimento dos alunos na Universidade Federal de Viçosa-Campus Rio Paranaíba nas disciplinas de cálculo e verificar a eficácia do programa de tutoria, como política interna de nivelamento e apoio acadêmico-pedagógico. Na pesquisa foi utilizada a estatística descritiva, aplicada aos dados obtidos junto à UFV-CRP. Os resultados revelaram alto índice de reprovação das disciplinas de cálculo e ineficácia da tutoria, demonstrado pelo aumento dos índices de reprovação após implantação do programa. Atribui-se o insucesso à inadequação das estratégias para sanar as deficiências do ensino médio, sendo necessários estudos mais aprofundados do grupo de reprovados, a fim de verificar se a hipótese das deficiências do ensino médio é generalizada ou local, se restringe á rede pública ou também atinge às escolas privadas.

PALAVRAS-CHAVE: Políticas Públicas; Ensino Superior; Tutoria; Universidade Federal de Viçosa-Campus Rio Paranaíba.

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Publicado

2018-10-14