Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO: A RBGE informa que está suspensa, de forma provisória, o cadastro de novos autores e avaliadores no sistema. Entretanto, as submissões permanecem ativas. Orientamos que autores entrem em contato pelo email periodicoscesgandre@gmail.com solicitando o cadastro para a submissão de artigos. 

 

Processo de Submissão de Artigos

O Comitê de Política Editorial e o Corpo de Avaliadores/Pareceristas seguem as orientações de boas práticas de publicação científica, adotando o sistema Double Blind Review (avaliação cega por pares) na análise dos trabalhos em forma de artigos científicos enviados para publicação.

O texto do artigo deve conter até 8000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chaves, as referências bibliográficas e, se cabível, agradecimentos. São aceitos artigos em português, inglês e espanhol. Sempre deverá haver uma versão do título, resumo e palavras-chave em dois idiomas diferentes (preferencialmente português e inglês).

NORMAS DE FORMATAÇÃO:

Papel: A-4 (29,7 x 21 cm)

Margens: superior: 3cm; inferior: 2cm; direita: 2cm; esquerda: 3cm.

Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior.

Fonte: Arial, tamanho 12.

Espaçamento entre linhas: 1,5 pt. (incluindo títulos, resumo, texto, citações e referências)

Parágrafos: alinhamento justificado, com recuo de 1,25 cm na primeira linha.

São admitidos até 4 autores por artigo e todos deverão estar cadastrados neste site. Excepcionalmente, poderão ser aceitos mais de quatro autores por artigo, desde a participação destes seja devidamente justificada em carta endereçada ao Conselho de Política Editorial.

Dois é o número máximo de artigos que podem ser submetidos por autor por ano, independentemente da posição de autoria. O(s) autor(es) com trabalho(s) aprovado(s) poderá(ão) ter somente um artigo publicado no ano.

 Estrutura Recomendada do Artigo

Verifique as especificações:

1 - Arquivo com o artigo completo sem identificação de autoria e numeração de tópicos/capítulos. Deve conter: Título e Resumo com Palavras-chave (em dois idiomas, preferencialmente português e inglês), Introdução, Fundamentos Teóricos, Procedimentos Metodológicos (exceto em artigos do tipo Ensaios Teóricos), Discussão, Análise de Dados, Resultados, Conclusões ou Considerações Finais e Referências.

2 - Título: Deve ser apresentado centralizado, fonte Arial, tamanho 12, em negrito e caixa alta. 

3 – Resumo: devem ser apresentados em dois idiomas diferentes (preferencialmente português e inglês) e conter até 300 palavras cada. Além do resumo, devem ser apresentadas entre três e cinco palavras-chave, também observando os dois idiomas.  

Sobre as palavras-chave, não recomendamos a utilização de termos que contemplem áreas de conhecimento (generalistas), como Administração, Engenharia de Produção, Contabilidade; local da investigação, a exemplo, Minas Gerais, São Paulo, e termos já mencionados no título do artigo. Recomendamos que utilizem palavras-chave que remetam a termos específicos da pesquisa realizada, que atendam ao escopo do periódico e que facilitem a pesquisa em indexadores ou diretórios.

4 - Citações e Referências: devem conter todas as fontes de informações citadas no texto, obedecendo as normas de Citação e Referências da ABNT. 

5 - Os trabalhos publicados na RBGE utilizam notas de fim, não use notas de rodapé. Notas devem ser usadas o menos possível.

6 - Ilustrações (Figuras, Tabelas, Quadro, etc.) devem estar em formato editável com 8 centímetro de largura no máximo. No topo da ilustração deve estar a sua designação e o seu número indicativo (ex.: Tabela 2). Somente se for elaborada a partir de outra obra, se cita a fonte. Convém ao autor saber a diferença entre quadro e tabela.

O não cumprimento deste critério implicará na devolução do trabalho na condição de submissão inadequada.

Tempo Médio de Avaliação dos Trabalhos: 4 meses

Tempo Médio de Publicação (após a aprovação): 6 meses, caso o autor não tenha publicado no ano corrente e não haja concentração geográfica ou por instituição (20% das publicações no ano, exceto para edições especiais).

 

 

Artigos

Política padrão de seção

 

Palavra do Editor

Apresentações, editoriais e comentários do Editor e outros integrantes da equipe editorial.

Artigos

Publicação de artigos científicos, incluindo revisão de literatura, pesquisas originais e estudos de caso.


Iniciação Científica

Pubilicar trabalhos de alunos, desenvolvidos em projetos de iniciação ou congêneres.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.