03) Gestão do Conhecimento na Administração Pública: O Caso da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina
Resumo
RESUMO
Este estudo tem como objetivo incentivar uma reflexão crítica sobre gestão de conhecimento dentro da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina - SOL. Sua relevância se traduz em oferecer um olhar alternativo, dinâmico e transformador para a administração pública destacando seus princípios básicos e demonstrando a importância da gestão do conhecimento. Justifica-se pelo fato que vem em resposta às expectativas da modernidade nos serviços públicos em um cenário em que o comportamento e comprometimento das pessoas em agregar valor à informação e disseminar o conhecimento como medida de seu sucesso. Neste contexto, realizou-se uma pesquisa exploratória, censitária, através de questionário para explorar a gestão do conhecimento através das percepções dos seus servidores. Apenas 52% dos servidores responderam. Percebe-se que embora os servidores concordem que existem razões plausíveis para a adoção de práticas de Gestão do Conhecimento, a realidade esta longe de alcançar a excelência nessas práticas, mesmo porque se observou através da pesquisa uma ausência da noção preliminar aos conceitos da própria gestão do conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento; Gestão do Conhecimento; Gestão Pública.