A CONTRIBUIÇÃO DO ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS PARA A EVOLUÇÃO DE INDICADORES DE RISCO E COMUNICAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO

Autores

  • Felipe Martins Cordeiro de Mello
  • Rafaela Heloisa Carvalho Machado UFV
  • Nédson Antônio Campos UFV
  • Jaqueline Akemi Suzuki UFV
  • Arthur Almeida Santos UFOP

Resumo

O Escritório de Gestão de Projetos ou Project Management Office (PMO) auxilia as companhias no aperfeiçoamento da gestão dos seus projetos, por meio de um setor que centraliza o controle, uniformiza procedimentos e promove a difusão das melhores práticas de gestão de projetos. Neste contexto, o acompanhamento de indicadores torna-se um diferencial, sendo os indicadores de tempo e custo práticas difundidas na maior parte dos projetos. No entanto, os indicadores de riscos e comunicação ainda não encontram o mesmo respaldo. Assim, este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do PMO para o crescimento organizacional de um projeto evidenciado pela evolução de indicadores de risco e comunicação. Para a análise de dados, foram comparados os resultados em novembro de 2019, logo após a implantação do PMO e em julho de 2020. Entre as avaliações, foram implantadas diversas práticas de gestão, incluindo as práticas relacionadas às disciplinas de risco e comunicação, as quais foram mensuradas pelo Indicador de Gestão de Riscos (IGR) e Indicador de Planejamento e Efetividade da Comunicação (IPEC). A evolução dos indicadores atesta que o trabalho desempenhado pelo PMO surtiu efeito positivo e foi fundamental para a elevação dos índices. No caso do IPEC o indicador saiu de 4,0 para 8,0, dobrando em pontuação e subindo um degrau na escala, chegando ao nível Alto de maturidade. O IGR evoluiu de 6,6 para 9,3 também com excelente desempenho, atingindo o mais alto nível de maturidade.

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Publicado

2022-07-26