COMPRA IMPULSIVA: UMA ANÁLISE DE REPORTAGENS SOB A ÓTICA DA REVISTA EXAME

Autores

  • Taíse Mariana Gonçalves Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
  • Francielih Dorneles Silva Universidade Federal de Catalão
  • Lara Luíza Silva Centro de Ensino Superior de São Gotardo - Cesg.

Resumo

O crescente uso e aceitação do crédito tem estimulado o desenvolvimento econômico e facilitado o cotidiano dos indivíduos. Essa tendência também se faz presente no Brasil, onde a expansão da oferta de crédito e dilação nos prazos de pagamento tem possibilitado a ampliação da participação de um maior número de classes no mercado consumidor e provocado, consequentemente, o crescimento acelerado nos níveis de consumo. Este artigo está inserido neste contexto e tem como objetivo analisar o conteúdo das reportagens da Revista Exame (2011-2018) sobre o comportamento de compra de consumidores na relação entre compras por impulso e disponibilidade do cartão de crédito. A partir das análises foi possível verificar que em relação ao uso do cartão de crédito e a realização de compras por impulso, destacam-se a compra online e as promoções como variáveis significativas para esse comportamento. Notou-se ainda que os consumidores são induzidos a esse tipo de compra, em boa parte, por estratégias de marketing das empresas, capazes de influenciar na tomada de decisão do cliente. A principal consequência identificada pelas compras impulsivas foi o superendividamento, que já se mostra em alto índice no país, assinalando para a necessidade de medidas de alteração dessa realidade.

Biografia do Autor

Taíse Mariana Gonçalves, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba.

Francielih Dorneles Silva, Universidade Federal de Catalão

Professora de Administração da Universidade Federal de Catalão. Mestra em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia e Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba.

Lara Luíza Silva, Centro de Ensino Superior de São Gotardo - Cesg.

Professora no Centro de Ensino Superior de São Gotardo. Administradora e Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba.

Downloads

Publicado

2022-11-18