08) Análise do Cálculo da Vida Econômica de Veículos de um Centro de Formação de Condutores

Autores

  • Márcia Latsch Tusi
  • Ana Cristina Ruoso
  • Juliane Cioccari Machado Townsend
  • Laura Angélica Meneghini dos Santos
  • Leandro Cantorski da Rosa

Resumo

Ao término da vida útil dos bens, as empresas precisam decidir sobre a substituição desses. A avaliação do momento ótimo de substituição de equipamentos tem como ponto de partida a vida útil e vida econômica de um bem. O Método do Custo Anual Uniforme Equivalente (CAUE) determina o período ótimo para a troca, a vida econômica, visando diminuir os custos. Dessa maneira, o objetivo desse trabalho é aplicar o modelo de substituição idêntica de equipamentos para calcular a vida econômica da frota de veículos de um Centro de Treinamento de Condutores. Além disso, uma análise de sensibilidade foi realizada, simulando dois cenários de redução nos custos de gasolina e nos custos com manutenção. O menor custo equivalente foi 2 anos após a compra para a maioria dos veículos, assim os custos aumentam significativamente após esse período. Portanto, o melhor ano para a troca dos veículos é no final do segundo ano. A baixa vida econômica é consequência dos altos custos com manutenção e combustível, já que os veículos são diariamente conduzidos por pessoas inexperientes.PALAVRAS-CHAVE: Engenharia Econômica; Vida Econômica; Custo Anual Uniforme Equivalente; Centro de Formação de Condutores. Ao término da vida útil dos bens, as empresas precisam decidir sobre a substituição desses.A avaliação do momento ótimo de substituição de equipamentos tem como ponto de partida a vida útil e vida econômica de um bem. O Método do Custo Anual Uniforme Equivalente (CAUE) determina o período ótimo para a troca, a vida econômica, visando diminuir os custos. Dessa maneira, o objetivo desse trabalho é aplicar o modelo de substituição idêntica de equipamentos para calcular a vida econômica da frota de veículos de um Centro de Treinamento de Condutores. Além disso, uma análise de sensibilidade foi realizada, simulando dois cenários de redução nos custos de gasolina e nos custos com manutenção. O menor custo equivalente foi 2 anos após a compra para a maioria dos veículos, assim os custos aumentam significativamente após esse período. Portanto, o melhor ano para a troca dos veículos é no final do segundo ano. A baixa vida econômica é consequência dos altos custos com manutenção e combustível, já que os veículos são diariamente conduzidos por pessoas inexperientes.PALAVRAS-CHAVE: Engenharia Econômica; Vida Econômica; Custo Anual Uniforme Equivalente; Centro de Formação de Condutores.

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Publicado

2019-10-08