04) Mobile-Commerce: Um Estudo de sua Utilização por Servidores Públicos Federais
Resumo
O mobile commerce é um modelo de compra que vem ganhando espaço no mercado online e substituindo outras formas de adquirir um produto ou serviço. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a utilização dos celulares, os hábitos de compras e a satisfação em relação a esse modelo de compra, por parte dos técnicos servidores da UFV-CRP. Como principais resultados, verificou-se a mobilidade como maior razão para utilização do mobile commerce, em detrimento do uso de computadores ou lojas físicas. As categorias mais compradas foram moda e acessórios, eletrodomésticos, telefonia, informática, eletrônicos e informática. Ademais, observou-se a relevância da indicação de amigos e familiares ou conhecimento prévio da loja para a escolha e efetivação das compras online. Verificou-se ainda que a maioria dos respondentes estão satisfeitos com esse canal de compra. Acredita-se que os resultados deste estudo possam adicionar contribuições teóricas com os estudos da área de administração que envolvam o e-commerce, especialmente sob a ótica do consumidor. Em relação as contribuições práticas, este estudo pode auxiliar as empresas que já fazem uso desse canal a aprimorarem seus serviços e processos de venda, e também para àquelas que pretendem se inserir no comércio eletrônico. Sugere-se a realização de estudos futuros sobre o mobile commerce com outros perfis de consumidores e com a utilização de métodos de pesquisa qualitativos, por permitirem alcançar aspectos subjetivos do comportamento destes consumidores.
PALAVRAS-CHAVE: Comércio Eletrônico; Celulares; Consumidor.