06) Gestão da Qualidade em uma Empresa de Peças Ferroviárias: Um Estudo de Caso
Resumo
A satisfação do cliente é essencial na sobrevivência de uma empresa e, uma das exigências dos clientes é a qualidade dos produtos. A “Empresa A”, localizada em Belo Horizonte – Minas Gerais, fabrica e repara peças de componentes de freios do ramo ferroviário. De acordo com uma grande desorganização e falta de padrão em uma das células de produção da “Empresa A”, foi identificada a necessidade de intervenção na linha. Este trabalho apresenta o uso de Ferramentas de Qualidade e mudança de Layout para a melhoria do processo produtivo da “Empresa A”. A pesquisa foi um Estudo de Caso precedida de uma pesquisa bibliográfica com fim intervencionista e abordagem qualitativa. Ao final deste trabalho, foi comprovada a importância do uso das ferramentas de qualidade, tais como PDCA, 5S, Brainstorming e Diagrama de Causa e Efeito através de auditorias realizadas na linha estudada.
PALAVRAS-CHAVE: Ferramentas de Qualidade; Processo Produtivo; Padronização.