03) O Mercado de Trabalho para Administradores em Uberlândia: Um Estudo de Multicaso sobre o Ensino por Competências
Resumo
A proliferação dos cursos de administração no Brasil, associada à constante demanda do mercado de trabalho por profissionais capacitados, em um contexto de alta competitividade no mundo corporativo, suscitou o questionamento sobre a formação universitária dos administradores. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a associação entre as competências requeridas pelo mercado de trabalho aos administradores recém-formados em Uberlândia e as ementas dos cursos presenciais de administração oferecidos na cidade. Para concretizar tal intento, utilizou-se: análise de conteúdo aplicada às entrevistas com agências de emprego da cidade; e, a análise de conteúdo clássica, realizada por meio de palavras-chave, aplicada às ementas das disciplinas dos cursos de administração. Os resultados da pesquisa sugerem que apesar do importante papel do docente, as competências não devem ser alvo apenas do ensino acadêmico, mas aprimoradas também pelo próprio aluno, como resultados de suas experiências individuais.
PALAVRAS-CHAVE: Administração; Ensino Superior; Ementas Curriculares.