04) A Sustentabilidade no Novo Mercado

Autores

  • Daniel Victor de Sousa Ferreira
  • Marlos Rocha de Freitas
  • Lara Luíza Silva

Resumo

O tema da gestão socialmente responsável tem alcançado crescente legitimidade nos meios acadêmicos, empresariais e políticos no Brasil e no mundo (SCHOMMER; ROCHA, 2007). A introdução de aspectos relativos à sustentabilidade nos negócios faz parte do cenário empresarial nos mais diversos setores, conforme apontam Carvalho e Hourneaux (2013). Para um modelo econômico ainda polarizado no aspecto financeiro, os mercados de capitais apresentam fundamental importância, uma vez que as bolsas de valores reúnem em um mesmo ambiente as maiores e mais influentes corporações. Diante deste contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar o posicionamento oficial das empresas do segmento Novo Mercado da BM&F BOVESPA em relação à Sustentabilidade. Como procedimento metodológico utilizou-se a análise de conteúdo e desenvolveu-se um critério matemático para classificar as empresas analisadas na ferramenta proposta por Kleine e Hauff (2009), embasada no modelo do Triple Bottom Line, e que fora proposto por Elkington. A técnica aplicada permitiu identificar que apenas 8% das empresas listadas no Novo Mercado pela BM&F BOVESPA no ano de 2015 poderiam ser consideradas equilibradas de acordo com a metodologia do Triple Bottom Line e possuem na sua posição oficial equilíbrio nas três dimensões (econômica, social e ambiental). Os resultados sugerem que a maior parte das empresas possui predominantemente motivações econômicas.

PALAVRAS-CHAVE: Mercado financeiro; Triple Bottom Line; BM&F Bovespa.

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Publicado

2018-01-11