07) A Comunicação Empresarial como Ferramenta para a Melhoria do Desempenho Organizacional: Um Estudo de Caso em uma Cooperativa de Crédito
Resumo
O presente trabalho discute a eficácia da comunicação empresarial como fator de desenvolvimento e a importância de sua aplicação nas práticas organizacionais. Quando organizada, integrada e estruturada adequadamente à realidade do ambiente corporativo, a comunicação dentro das empresas faz a diferença dentro do contexto competitivo do mercado. A partir do problema, “A comunicação empresarial interna pode melhorar o desempenho de uma cooperativa de crédito?” o trabalho tem como objetivo geral investigar e descrever a importância da comunicação empresarial como ferramenta de gestão das empresas para melhorar o desempenho organizacional e, especificamente, em uma cooperativa de crédito. A metodologia utilizada consiste no uso da pesquisa de campo exploratória, em uma Cooperativa de Crédito, abrangendo pesquisa em fontes secundárias de livros e artigos publicados e aplicação de questionários. O universo da pesquisa é uma Cooperativa de Crédito MC e a amostra constitui-se em 89% dos seus colaboradores. O resultado aponta que a comunicação empresarial é uma importante ferramenta no desempenho eficaz de toda e qualquer organização uma vez que abrange conteúdos relativos ao seu cotidiano. Com relação à instituição pesquisada constata-se a eficácia no processo de comunicação, mas ela deve investir na comunicação interna como uma forma de melhorar todo o processo de administração. É preciso observar que os resultados obtidos destacam a realidade da empresa alvo de estudo e não devem ser generalizados como realidade de outras organizações.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Empresarial; Cooperativa de Crédito; Ferramenta de Gestão.