06) Visual Merchandising: Teoria e Prática – Ultrapassando os Limites de uma Sala de Aula

Autores

  • Maria Alice Ferreira Barbosa
  • Afranio Americano de Almeida Neto
  • Josele França e Braga

Resumo

Segundo Blessa (2014) o VM - Visual Merchandising é o conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos na loja, de maneira tal que acelere sua rotatividade. Um VM bem feito traz as seguintes vantagens: aumenta a média geral de vendas e o índice de compra por impulso; desenvolve a fidelidade dos consumidores à loja; atrai novos clientes e aumenta os lucros. Sendo assim, o presente estudo busca demonstrar uma atividade extraclasse realizada na disciplina “X”, do curso superior “Y”, da instituição “Z”, desenvolvida no segundo semestre de 2015, apresentando seus resultados, traçando comparações entre eles. O intuito desta atividade foi fazer com que o discente desenvolvesse técnicas de VM conceituadas em sala de aula em um ponto-de-venda (PDV) real. Para tanto, os alunos foram divididos em equipes, a fim de que cumprissem as seguintes etapas: análise, diagnóstico, aplicação das técnicas propriamente ditas no PDV e, por fim, a apresentação dos resultados em sala de aula. Pode-se afirmar que, ao final, todos ganharam: aluno, professor e comerciante. O aluno, vivenciando na prática os conceitos; o professor, na relação ensinar-aprender; ambos (professor e aluno) contribuindo para o varejo local; e, por fim, o comerciante do PDV, com sua loja mais atraente e estratégica.

PALAVRAS-CHAVE: Marketing; Visual Merchandising; PDV – Ponto de Venda.

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Publicado

2017-06-17