03) Perfil de Uso da Internet e Motivações Para Compra Online de um Grupo Universitário

Autores

  • Thalis Couto Gomes Diniz
  • Michelle Cristina Ferreira
  • Michele Morais Oliveira Pereira
  • Francielih Dorneles Silva

Resumo

O comércio eletrônico está em ascensão no Brasil, à população tende a preferi- ló em relação ao comercio físico devido ao fato de possuírem mais comodidade, confiabilidade, preço acessível, variedade de produtos. Com base nestas vantagens oferecidas pelo comercio online os produtos que possuem mais saída são os eletroeletrônicos, roupas, livros e revistas, geralmente são para o uso pessoal. Por sua vez, o público universitário é considerado um grupo de aquisição intensa de produtos vendidos pela internet, tendendo a despertar ainda mais o desejo de consumo, uma vez que com a rede, permite maior facilidade em ver e analisar seus produtos almejados. Frente estas premissas este estudo de caráter descritivo teve como objetivo compreender o comportamento destes consumidores quanto ao uso da internet e suas motivações para compra online dos discentes do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba na compra on-line e uso da internet. Para tanto, foi aplicado um questionário fundamentado nas contribuições teóricas de Kotler e Armstrong (1995) que salientaram que as decisões de compra de um consumidor são afetadas profundamente por influências culturais, sociais, pessoais e psicológicas a 29 universitários. Concluiu-se que os aspectos mais relevantes para o processo de tomada de decisão de compra online estão relacionados aos fatores pessoais.

PALAVRAS-CHAVE: Comércio Eletrônico; Comportamento do Consumidor; Universitários.

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Publicado

2017-06-17