05) Aplicação de uma Dinâmica para o Ensino-Aprendizagem da Gestão da Qualidade
Resumo
Uma das formas de avaliar a qualidade é por meio das oito dimensões da qualidade. Para fins didáticos, entender todas as dimensões da qualidade possibilita que os graduandos (de muitos cursos como Administração, Engenharia de Produção etc) compreendam como avaliar a qualidade tanto de um produto quanto de um serviço, fundamentando conhecimentos que serão essenciais na área de gestão da qualidade. Considerando o alto grau de abstração dos conceitos subjacentes às dimensões da qualidade, este artigo apresenta uma forma de facilitar a aprendizagem dos mesmos por meio da aplicação de uma dinâmica de ensino que utiliza a filosofia de aprendizagem ativa como eixo metodológico. A dinâmica proposta utiliza o desenvolvimento de uma torre de papel utilizando as dimensões da qualidade para avaliar o produto desenvolvido. Uma das contribuições do presente artigo é a apresentação de um roteiro completo para a aplicação da atividade. O sucesso na utilização da dinâmica foi comprovado após sua aplicação, confirmado por meio das respostas positivas obtidas em um questionário de avaliação.
PALAVRAS-CHAVE: Dimensões da Qualidade; Dinâmica de Grupo.