05) As Estratégias de Marketing no Mercado do Tabaco

Autores

  • Marlos Rocha de Freitas
  • Daniel Victor de Sousa Ferreira
  • Maria Paula Ferraz Calfat Duarte
  • Márcio Lopes Pimenta

Resumo

A partir de dúvidas suscitadas sobre a atuação das empresas do mercado de tabaco frente às políticas de restrição que o Estado promove neste setor, a atual pesquisa foi conduzida com o intuito de analisar como a regulamentação do mercado afeta a estratégia de marketing da indústria de tabaco. Para realizar tal intento foi usada uma abordagem qualitativa de natureza descritiva. Foram utilizadas fontes de dados secundários que foram analisadas com a técnica de Análise de Conteúdo. A fonte dos dados secundários, utilizada também para definir o corpus de análise, foi o sistema denominado Euromonitor, de propriedade da Euromonitor International, que é líder mundial em pesquisa estratégica para o mercado de consumo. Pelas análises realizadas parece que quanto menor a regulamentação e as políticas restritivas por parte do Estado, maior foi o consumo de tabaco, que afinal, causa dependência química. A regulação do estado foi efetiva nos países analisados, ou seja, reduziu o consumo, contribuindo para as propostas das políticas públicas de saúde. Quanto maior a rigidez dos governos, maiores foram os preços finais dos produtos, o que parece estimular e fortalecer o consumo de tabaco através do mercado ilícito, contribuindo também para a sonegação. Buscando oferecer uma contribuição teórica, procuramos identificar se a teoria geral (fundamental explananda of marketing), a teoria das vantagens de recursos (RA Theory) e o mix de marketing, (popularmente conhecido como 4P’S), abrangem o mercado legal e o mercado ilícito do tabaco. Este artigo também aborda sobre um assunto que é mundialmente reconhecido como de alto interesse para o setor público de saúde e também apresenta contribuição prática ao possibilitar a compreensão das ações que orbitam o campo de estratégia de marketing das empresas que operam o mercado controlado pelo estado, neste caso especificamente, o mercado de tabaco.

PALAVRAS-CHAVE: Tabaco; Regulamentação do Mercado; Estratégia de Marketing.

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Publicado

2015-07-31