02) Franchising: Um Estudo sobre o Relacionamento entre Franqueador e Franqueados

Autores

  • Ana Flávia Coutinho
  • Michele Morais Oliveira Pereira
  • Michelle Cristina Ferreira

Resumo

Este trabalho analisou o relacionamento entre franqueador e franqueado de uma empresa do setor de cosméticos sob a perspectiva dos franqueados. Sabe-se que o relacionamento baseado em confiança e reciprocidade é importante para melhorar a gestão e desempenho das franquias. Realizou-se uma pesquisa com franqueados da empresa em questão acerca de fatores que interfiram neste relacionamento. Os instrumentos para coleta de dados foram questionários e entrevistas semi-estruturadas com franqueados. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo. Os resultados revelaram que apesar de alguma insatisfação no relacionamento com o franqueador, de forma geral, este relacionamento é considerado bom pelos participantes da pesquisa. A maior parte deles considera o franqueador receptivo e que existam transparência, clareza, ética e sinceridade nas relações entre eles, embora alguns não considerem mais seu franqueador uma fonte de motivação. Evidenciou-se certa reivindicação por uma gestão mais ativa dos franqueados junto ao franqueador, por meio, por exemplo, da formação de um conselho consultivo.

PALAVRAS-CHAVE: Relacionamento Interorganizacional; Franquia; Setor de Cosméticos. 

Downloads

Publicado

2015-06-30