04) Força da Motivação de Estudantes Universitários Brasileiros e Portugueses para a Compra de Roupas e Acessórios de Marcas

Autores

  • Fernanda Maria Silva
  • Gilberto Venâncio Luiz
  • Ana Paula Silva
  • Karine Kátia Iria Luiz
  • Andréia Aparecida Silva

Resumo

Objetivo desse trabalho foi verificar a semelhanças e diferenças entre agrupamentos de estudantes universitários brasileiros e portugueses em relação a força motivacional a compra de roupas e acessórios de marcas de renome e identificar quais os principais componentes de formação dessa força. A amostra foi composta de 506 estudantes sendo 165 alunos da universidade Federal (Brasil), 151 da Faculdade Particular (Brasil) e 190 de uma universidade Pública em Portugal. Para coleta de dados foi usado um questionário contendo questões de caracterização do perfil da amostra e uma escala de avaliação tipo Likert de 5 pontos, para avaliar a percepção dos estudantes sobre os benefícios advindos da compra de roupas e acessório de marcas. O cálculo da força motivacional foi realizado com base o modelo multiplicativo de Victor Vroom, da Teoria da Expectância. O Grupo 1 e 4 obtiveram uma baixa Força Motivacional para compra de roupas e acessórios de marca de renome. Esses dois grupos são semelhantes em suas características, diferenciando apenas nas variáveis sexo, pais de origem e na Força Motivacional, onde no Grupo 1 a maioria era do sexo masculino e de nacionalidade brasileira e no Grupo 4, a maioria era do sexo feminino e nacionalidade portuguesa. Em relação aos grupos 2 e 3 a principal diferença entre foi na força final da motivação, em que o Grupo 3 tem uma força menor que a do Grupo 4 e esse último foi o que obteve maior motivação para compra de roupas e acessórios de marcas renome.

PALAVRAS-CHAVES: Força Motivacional; Teoria da Expectância; Marcas de Renome.

Downloads

Publicado

2013-11-01