02) Atributos Determinantes da Escolha de um Curso de Graduação Tecnológica

Autores

  • Leandra Marcelle Cordeiro Valadares Machado
  • José Marcos Carvalho de Mesquita

Resumo

É notável o crescimento de cursos superiores tecnológicos, tanto em termos de novas matrículas quanto do número de concluintes. O crescimento do ensino superior também é observado nos outros tipos de graduação, todavia nenhum deles apresenta o aumento observado nos cursos tecnólogos. Esses cursos, num passado recente, não eram muito escolhidos pelos estudantes que pretendiam cursar uma graduação superior, entretanto esse tipo de graduação tem ganhado a cada dia mais destaque nas instituições de ensino superior (IES) no Brasil. A graduação superior tecnológica se difere de uma graduação tradicional pela carga horária reduzida – são 1.600 horas e pela especialização da grade curricular. Com o objetivo de compreender os motivos que levam um estudante a optar por uma graduação superior tecnológica, foi realizada uma pesquisa com 303 estudantes de uma IES de Belo Horizonte. A pesquisa foi aplicada em alunos do módulo A dos cursos tecnólogos e também em graduandos do 1° período de cursos superiores tradicionais a fim de identificar uma possível diferença na determinação dos fatores de escolha e principalmente os motivos que levam um estudante a cursar uma graduação tecnológica.  Os dados colhidos foram tabulados e posteriormente analisados por meio de estatística descritiva, análise fatorial e ANOVA. De acordo com os resultados obtidos pode-se dizer que não há diferenças significativas que determinam a escolha de curso tecnólogo e de uma graduação superior. O que foi identificado foi que variáveis como reconhecimento, didática, perspectivas, credibilidade, corpo ativo, corpo qualificado, tradição e publicidades foram mais bem avaliadas por estudantes de graduação tecnológica, por meio da análise descritiva das variáveis.

PALAVRAS-CHAVE: Cursos Superiores Tecnológicos; Ensino Superior; Instituição de Ensino Superior (IES); Comportamento do Cliente; Marketing de Serviços.

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Publicado

2013-12-29