04) (Trans)Formação Docente: Entrecruzando Competências e Saberes no Fazer Pedagógico

Autores

  • Marilu Palma de Oliveira
  • Silvio Carlos dos Santos
  • Soraia Napoleão Freitas

Resumo

Ao constituir-se professor é mister que o mesmo acompanhe as mudanças que vem ocorrendo na sociedade hodierna. Neste viés, o presente artigo almeja (re)dimensionar a formação docente através do entrecruzamento de competências e saberes necessários para uma (re)significação das práticas pedagógicas, compreendendo o perfil deste, a escola como tempo/espaço de reflexão e o currículo. Para aprofundamento teórico, buscou-se autores como Alarcão, Dellors, Fazenda, Freire, Gauthier, Imbernón, Nóvoa, Nunes, Perrenoud, Pimenta, Tardif, Therrien, Canário, Libâneo, entre outros, que apresentam e constituem um novo paradigma, baseado no pressuposto de que os professores devem articular teoria e prática, valorando a atitude crítico-reflexiva como elemento vital do fazer pedagógico que conduz a ética e a prática social. Enfim, trata-se de (re)pensar a formação como ato de um fazer, sentir e saber, através das experiências desenvolvidas no dia a dia como parte importante ao processo de concepção global do professor nessa mundialização de valores.

PALAVRAS-CHAVE: Competência; Formação Docente; Práticas Pedagógicas.

Downloads

Publicado

06-06-2012