PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
A Educação Inclusiva sempre foi um tema abordado com a perspectiva de mudança para uma educação igualitária e, desde a primeira LDB, entende-se que os caminhos traçados para inclusão vêm acontecendo num processo longo e difícil, porém já houve uma grande conquista, com o acolhimento de crianças com deficiência no ensino regular, espaços específicos no Atendimento Educacional Especializado, com recursos adaptados e conhecimentos por parte dos professores do AEE. Entretanto, a verdadeira inclusão será efetiva somente quando não for preciso falar dela. Com práticas pedagógicas voltadas para a inclusão da deficiência visual, existe a possibilidade de criar um ambiente mais inclusivo, adaptando as práticas e flexibilizando-as de acordo com as especificidades de cada aluno, com ou sem deficiência. Não é apresentada a prática ideal, apenas sugestões para que o aluno deficiente visual se integre totalmente com a turma, professores e escola. Para tanto faz-se necessário que as práticas pedagógicas sejam voltadas para a realidade, vivências e saberes trazidos pelos alunos. Também é de fundamental importância que o professor tenha formação continuada, assim como o professor apoio. Cabe ao professor, como principal mediador, levar à turma a percepção de que há várias formas de aprender, pode-se trabalhar valores, como a empatia, respeito, entre outros. Deve-se avaliar de forma mais humanizada, considerando os aspectos sociais, políticos e pedagógicos para que haja contextualização entre as práticas pedagógicas e os alunos.