02) Dos Paradigmas Educacionais e sua Aplicação ao Ensino do Direito

Autores

  • Nádia Regina de Carvalh Mikos
  • Marco Antônio César Villatore

Resumo

A investigação das abordagens educacionais que permearam o processo ensino-aprendizagem vem sendo constantemente realizada por educadores, num objetivo claro de construir práticas pedagógicas consistentes em atender às exigências de uma sociedade em constante transformação. Este artigo é o fruto das reflexões realizadas sob esse prisma e sua aplicabilidade ao ensino jurídico, reunindo experiências do cotidiano dos autores, no escopo de colaborar para a construção de um novo olhar sobre o processo ensino-aprendizagem no Curso de Direito e admitir que a despeito do esforço docente, a aplicação de novas metodologias prescinde de um conhecimento didático-pedagógico ainda insuficientes, pois a docência tem como missão tornar-se o centro da construção da cidadania.

PALAVRAS-CHAVE: Paradigmas; Construção; Processo de Ensino e Aprendizagem; Ensino do Direito.

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Publicado

2016-08-21