OS JOGOS AFRICANOS DE TABULEIRO

história, manifestações e possibilidades como ferramenta pedagógica e de difusão da cultura afro-brasileira

Autores

Resumo

Este estudo explora a rica herança cultural dos jogos tradicionais africanos, que não apenas refletem valores e tradições, mas também desempenham papel fundamental no resgate e valorização da identidade afro-brasileira. Jogos como Mancala, Yoté, Borboleta, entre outros, são destacados em sua origem, história e contribuição para a transmissão de valores culturais e habilidades cognitivas. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e oficinas utilizando materiais recicláveis para a confecção dos tabuleiros.  Os jogos africanos tradicionais enfrentam o risco de desaparecerem, devido a fatores como a influência de práticas culturais ocidentais, desvalorização de tradições e a aceleração do processo tecnológico, sendo abandonados pelas comunidades. Dessa forma, é necessária a defesa de projetos que promovam a inclusão desses jogos em escolas e comunidades, fortalecendo sua relevância na educação e na preservação cultural. O objetivo foi investigar a origem, a história e as manifestações dos jogos africanos, a fim de preservar e valorizar a herança cultural associada a essas práticas, promovendo seu reconhecimento e relevância na perspectiva atual. Além disso, fomentar pesquisas futuras que aprofundem a integração dos jogos africanos como ferramentas pedagógicas, enriquecendo o aprendizado e estimulando o respeito pela diversidade cultural, além de revalorizar a cultura em torno dos jogos africanos tradicionais.

Biografia do Autor

  • Profa. Dra. Rosane Beltrão da Cunha Carvalho, Instituto Federal de São Paulo - Campus Campinas

    Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialização em Geriatria e Gerontoloigia Interdisciplinar pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, Título de Especialista em Gerontologia Social pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia -SBGG, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: atividade física e saúde, reabilitação cardiovascular, envelhecimento e qualidade de vida, educação física escolar, jogos. Professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Campinas.

Downloads

Publicado

09-10-2025