A CONCILIAÇÃO NO TRATAMENTO DO SUPERENDIVIDAMENTO NA COMARCA DE PATOS DE MINAS

Autores

  • Sofia Resende de Deus UNIPAM
  • Rodrigo de Carvalho Assumpção UNIPAM

Resumo

O presente artigo analisa o procedimento da conciliação como principal ferramenta para tratar o superendividamento dos consumidores, buscando não apenas a quitação de dívidas, mas a reabilitação do devedor para as futuras relações de consumo. A conciliação possibilita a construção de acordos individualizados que atendem às necessidades de ambas as partes, colaborando para um ambiente de cooperação, capaz de reduzir o litígio e acelerar a resolução de conflitos. Além disso, o procedimento contribui para o efetivo acesso à justiça, uma vez que evita processos contenciosos prolongados e dispendiosos, alivia o sistema judiciário e oferece ao consumidor uma solução mais célere e adequada à sua realidade. O estudo discorre ainda acerca da necessidade de uma abordagem interinstitucional e interdisciplinar no atendimento ao superendividado, ressaltando a importância de orientações financeiras e de políticas preventivas. Conclui-se que a Lei do Superendividamento, além de tratar o problema imediato da dívida, tem potencial educativo e preventivo, incentivando o consumo consciente e contribuindo para a redução do superendividamento de forma sustentável.

Biografia do Autor

  • Sofia Resende de Deus, UNIPAM

    Graduanda do curso de Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Assistente de Apoio no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

  • Rodrigo de Carvalho Assumpção, UNIPAM

    Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Professor universitário e de cursos jurídicos. Graduado em Direito pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade CERS. Doutorando em Direito (IDP) e Mestre em Seguridad, Derecho Penal e Derechos Humanos (Universidad de Salamanca). Coautor de obras jurídicas.

Downloads

Publicado

06-10-2025