PIBID ALFABETIZAÇÃO NO IFPR PITANGA

um relato de experiência de coordenação e supervisão

Autores

  • Daniele Terezinha de Lima Baitel IFPR - Campus Pitanga
  • Dr. Felipe Augusto Fernandes Borges IFPR - Campus Pitanga

Resumo

O relato discute a contribuição do PIBID Alfabetização do IFPR - Pitanga para a formação docente e identidade profissional. Baseado na Pedagogia e Psicologia Histórico-Crítica, analisa vivências de supervisão e coordenação (2023-2025). Licenciandos atuaram em escolas públicas periféricas, enfrentando contextos desafiadores, resistência inicial e dificuldades estruturais. A experiência evidenciou transformações ao articular teoria e prática, ampliando a compreensão do cotidiano escolar e fortalecendo o compromisso com a educação pública. Conclui-se que o PIBID é essencial para a formação inicial e para o enfrentamento dos desafios da educação básica, ressignificando também a prática dos professores já em exercício.

Biografia do Autor

  • Daniele Terezinha de Lima Baitel, IFPR - Campus Pitanga

    Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).Professora efetiva da Prefeitura de Pitanga e Boa Ventura de São Roque. É supervisora docente do PIBID- Núcleo Alfabetização, do curso de Pedagogia do IFPR Câmpus Pitanga.

  • Dr. Felipe Augusto Fernandes Borges, IFPR - Campus Pitanga

    Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná, Campus Pitanga e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História da Universidade Estadual de Maringá. Coordenador de Área no PIBID - Subprojeto Alfabetização, do curso de Pedagogia do IFPR - Campus Pitanga. É líder do Grupo de Pesquisa História, Educação e Cultura – GPHECULT (IFPR) e participa do grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

09-10-2025