A GOVERNANÇA DE TEMER E O RETROCESSO DAS CONQUISTAS SOCIAIS PÓS GOLPE

Autores

  • Emanuele Maria Silva Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0009-0005-3068-150X
  • Isabel Cristina da Costa Universidade Federal de Uberlândia
  • Patrícia Manuel Universidade Federal de Uberlândia
  • Lúcia de Fátima Valente Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Simone Ferraz Pereira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O artigo é oriundo de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação como produto resultante da disciplina “Estado e Políticas Públicas em Educação”. O trabalha analisa o recorte histórico do período de 2016 a 2018, período em que o Estado Brasileiro estava sobre o governo do ex-presidente Michel Temer, com objetivo central de analisar as políticas educacionais do referido governo a luz da análise das teorias neoliberais e sua influência na organização do Estado brasileiro. O presente artigo propõe uma breve contextualização da ideologia neoliberal, e explora, a partir das reflexões propostas por Giovani Alves (2024) como o Estado neoliberal no Brasil, construído a partir dos pilares da superexploração do trabalho, produção da ignorância cultural e subsistema da dívida pública, se organiza, modifica e interfere nas políticas públicas, dando ênfase nas políticas educacionais durante o governo Temer. 

Biografia do Autor

  • Emanuele Maria Silva Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Estado, Política e Gestão da Educação. 

  • Isabel Cristina da Costa, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Estado, Política e Gestão da Educação.

  • Patrícia Manuel, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Estado, Política e Gestão da Educação (2025), Graduada em Pedagogia (2020-2024) 

  • Lúcia de Fátima Valente, Universidade Federal de Uberlândia

    [1] Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002-2011). Especialista em Ética e Filosofia Política pela mesma universidade (1999). Graduada em Pedagogia e Direito pela Fundação Educacional do Nordeste Mineiro - Fenord (1991 - 1997). Professora da Universidade Federal de Uberlândia, na Faculdade de Educação. Atua na graduação (curso de Pedagogia e Licenciaturas) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação. Coordenadora do Dinter UFU-IFMG (2024-2028). Membro do Conselho Municipal de Educação de Uberlândia, do Colegiado do PPGED e do Conselho da Faculdade Educação. É líder do grupo de estudos e pesquisa Lapge: Laboratório de Análise de política e gestão da educação.

  • Maria Simone Ferraz Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp. Professora da Faculdade de Educação/Faced/UFU. Na graduação trabalha com Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Docente do Programa de Pós-Graduação (PPGED/Faced), vinculada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Atualmente é diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Quadriênio 2022-2026). Foi vice diretora da Associação Nacional de Política e Administração em Educação (Anpae) - Seção MG, gestão 2021-2023; diretora na gestão 2019-2021 e vice-diretora da Anpae - Seção MG, gestão 2015-2019.

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Publicado

07-10-2025