A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL DE CRATO/CEARÁ
um estudo de caso a partir da percepção de professores e alunos concluintes
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar a aplicabilidade e o entendimento da educação financeira em escolas de ensino médio profissional do Crato, Ceará, a partir da percepção de professores e alunos concluintes acerca da educação financeira e suas consequências na vida profissional e social desse público-alvo, considerando que esse público possui relativamente maior proximidade com o mercado de trabalho. A metodologia utilizada para isso, consistiu na realização de um estudo de caso em uma das escolas da cidade, onde houve a distribuição de um questionário semiestruturado com perguntas objetivas acerca do tema, abordando a situação socioeconômica do público-alvo, e conhecimentos iniciais sobre a temática, ao final, situações problemas que ensaiem sobre o posicionamento dos participantes sobre situações exemplares para o complemento do trabalho. Os resultados da pesquisa indicam bom entendimento do público-alvo, no entanto, demonstra que existe a necessidade bem como interesse do público em implantar o tema dentro do cotidiano escolar.