A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL DE CRATO/CEARÁ

um estudo de caso a partir da percepção de professores e alunos concluintes

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a aplicabilidade e o entendimento da educação financeira em escolas de ensino médio profissional do Crato, Ceará, a partir da percepção de professores e alunos concluintes acerca da educação financeira e suas consequências na vida profissional e social desse público-alvo, considerando que esse público possui relativamente maior proximidade com o mercado de trabalho. A metodologia utilizada para isso, consistiu na realização de um estudo de caso em uma das escolas da cidade, onde houve a distribuição de um questionário semiestruturado com perguntas objetivas acerca do tema, abordando a situação socioeconômica do público-alvo, e conhecimentos iniciais sobre a temática, ao final, situações problemas que ensaiem sobre o posicionamento dos participantes sobre situações exemplares para o complemento do trabalho. Os resultados da pesquisa indicam bom entendimento do público-alvo, no entanto, demonstra que existe a necessidade bem como interesse do público em implantar o tema dentro do cotidiano escolar.

Biografia do Autor

  • Janiele de Brito de Souza, Universidade Regional do Cariri

    Economista pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Mestra em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder/UFCA). Professora, pesquisadora e orientadora no Curso de Ciências Econômicas (URCA), Iguatu, Ceará. 

  • Ruan Isaac Gomes da Silva

    Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA)

Downloads

Publicado

08-10-2025