CORPO, TERRITÓRIO E CURRÍCULO
reflexões sobre o espaço escolar e suas diversidades
Resumo
Em um cenário educacional ainda marcado por desigualdades, muitas instituições enfrentam dificuldades para reconhecer e atender às necessidades de sujeitos historicamente marginalizados. Um dos principais desafios reside na ausência de um currículo comprometido com a redução das disparidades vivenciadas por esses grupos. Este estudo teve como objetivo analisar como o currículo escolar pode atuar como ferramenta de inclusão ao valorizar as experiências e identidades de corpo-território, conceito que abrange dimensões como raça, gênero, sexualidade, deficiência e classe social. Metodologicamente, a pesquisa se baseou em revisão teórica e análise crítica de fundamentos pedagógicos relacionados à diversidade corporal e ao currículo. Os resultados indicam que a presença intencional de narrativas plurais no currículo contribui para a construção de ambientes educativos mais equitativos, capazes de promover empatia, pertencimento e justiça social. Conclui-se que um currículo sensível à diversidade dos corpo-território é essencial para a formação cidadã e a transformação da escola em espaço de acolhimento e (r)existência.