ESCOLA NO CAMPO, VOZES SILENCIADAS

um estudo sobre a educação dos trabalhadores rurais em Ituiutaba/MG

Autores

  • Marco Antônio Franco do Amaral Universidade de Coimbra
  • Rogério de Castro Angelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • José Jovino da Silva Neto Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Resumo

O estudo analisa os processos de escolarização oferecidos aos trabalhadores rurais de Ituiutaba-MG, contextualizando-os no cenário nacional da educação do campo. A pesquisa evidencia que, apesar da redução nas taxas de analfabetismo rural ao longo das décadas, as desigualdades entre o meio rural e urbano persistem, especialmente no acesso, permanência e qualidade da educação. Historicamente, as políticas educacionais voltadas ao campo foram reativas, focadas na contenção do êxodo rural e desconsideraram as especificidades socioculturais dos trabalhadores do campo. Campanhas como a CNER (1952-1963) buscavam adaptar o campo aos padrões urbanos, mas falharam em promover uma escolarização formal sólida. Em Ituiutaba, embora economicamente próspero, o município também apresentou limitações estruturais, pedagógicas e políticas para consolidar uma rede educacional efetiva na zona rural. A escolarização teve como finalidade a fixação territorial, sem priorizar a formação crítica e emancipatória dos sujeitos. A pesquisa distingue os conceitos de educação rural — tradicional, excludente e urbana — da educação do campo — participativa, contextualizada e voltada aos saberes locais. Conclui-se que a construção de uma educação do campo transformadora exige políticas públicas comprometidas com a realidade rural, participação comunitária e valorização das identidades campesinas, visando à equidade educacional e ao fortalecimento do direito à educação.

Biografia do Autor

  • Rogério de Castro Angelo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

    Doutor em Estudos Linguísticos. Possui Licenciatura Letras Português/Inglês e Literaturas pela Universidade Federal de Uberlândia (2011), Mestrado em Estudos Linguísticos pelo PPGEL-UFU (2020) e Doutorado em Estudos Linguísticos (2025) pela mesma instituição. É membro dos seguintes grupos de pesquisa: LEP (Laboratório de Estudos Polifônicos), CID (O Corpo e a Imagem no Discurso), GEDIS (Grupo de Estudos Discurso, Identidade, Subjetividades), AGORA (Grupo de Pesquisa em Pensamento, Filosofia, Arte e Cultura do IFTM) e CEPF (Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos). Atualmente é professor de português/inglês no IFTM campus Ituiutaba e exerce a função de Coordenador de Extensão e de Responsável pelo Setor de Estágio e Acompanhamento de Egressos.

  • José Jovino da Silva Neto, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

    Estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFTM.

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Publicado

09-10-2025