APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DAS OBRAS
Pedagogia do oprimido e a escola moderna, possibilidades para o ensino de ciências
Resumo
A didática ocidental moderna inicia-se com a obra “Didática Magna” de Jan Amos Comenius. Como obra pioneira de alguma forma influenciou ao longo da história inúmeros autores que desenvolveram métodos e técnicas de ensino-aprendizagem. E no decorrer do tempo histórico diversos autores realizaram diferentes proposições didáticas que de alguma forma impactam a práxis docente dos professores da atualidade. Este ensaio teve como objetivo realizar uma análise de duas importantes obras das teorias didáticas: Pedagogia do Oprimido de Paulo Reglus Neves Freire e A Escola Moderna de Francesc Ferrer i Guàrdia, observando suas aproximações e distanciamentos, bem como suas possibilidades para o ensino de ciências. Em nossa apreciação podemos identificar aproximações que tange ambos os autores fundamenta-se na essência de uma formação integral do ser humano, de forma que todo seu potencial de possa ser desenvolvido, livre de dogmas e influências quaisquer que sejam. Vale salientar que mesmo as obras tendo tempos históricos significativamente diferentes comtemplam tais ideias. Também é perceptível observar que os dois autores idealizam uma sociedade mais igualitária e esclarecida, seja como “sujeito indivíduo”, seja como “sujeito social” agente e transformador de sua realidade e de seu entorno.