AÇÃO DO TRATAMENTO EM SEMENTES DE Glycine max L. - SOJA – COM FUNGICIDA QUÍMICO Metalaxil-M/ Fludioxonil e FUNGICIDA BIOLÓGICO Trichoderma spp

um estudo comparativo controlado

Autores

  • Alvaro Junior Borges FPM
  • Alvaro Carvalho de Lima FPM
  • Saulo Gonçalves Pereira FPM

Resumo

A soja (Glycine max L.) é uma das culturas de maior importância mundialmente, tendo em vista que a soja é uma importante fonte de proteína. Vem sendo amplamente cultivada em várias regiões do mundo. Para alcançar altas produtividades é fundamental aliar tecnologia e manejo, deste modo, o tratamento da semente é uma técnica que garante a sanidade da semente, evitando, assim, a dissipação de doenças. Ademais, reconhecendo a importância do tratamento de sementes, objetivou-se avaliar a ação dos fungicidas Metalaxil-M/Fludioxonil e Trichoderma spp, (respectivamente um insumo químico e um biológico) no tratamento da semente de soja. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, na qual foi realizado o tratamento das sementes e, após esse processo as sementes foram semeadas em sacos plásticos e cultivadas em situação controlada por 60 dias na região de Presidente Olegário - MG. Para avaliação mediu-se do coleto, região de transição do caule com sistema radicular, até o ápice da planta. Para o sistema radicular, mediu-se do colete até a coifa, região apical da raiz.  Os dados foram tratados estatisticamente. Não houve diferença significativa. A utilização de fungicidas biológicos é algo crescente na agricultura, visto que, em associação com as plantas, contribui para um melhor desenvolvimento delas, e pela busca de manejos mais sustentáveis que visa à preservação do meio ambiente em geral.

Biografia do Autor

  • Saulo Gonçalves Pereira, FPM

    Doutorado em Saúde Animal pelo Programa de Ciências Veterinárias na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrado na mesma área pela mesma instituição. Graduação em Ciências Biológicas, bacharelado e licenciatura pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM - UEMG). Graduação em Pedagogia pela UNICESUMAR. Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela FPM e em Psicopedagogia pela Faculdade Descomplica/AIUA, além de especialização em Gestão Escolar com Ênfase em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pela Faculdade Iguaçu. No campo profissional, atua como Professor na Faculdade Patos de Minas (FPM) e na Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP), com responsabilidades docentes. Também leciona Metodologia Científica no Seminário Maior Dom José André Coimbra, no qual é editor na Revista Colloquium. Atuação em diferentes níveis educacionais, incluindo disciplinas de graduação e pós-graduação, bem como na educação básica no Colégio Fonseca Rodrigues. Consultor Ambiental - Especialista prático em Gestão Ambiental pelo CRBio 04, sendo membro registrado neste conselho. A atuação e, pesquisa inclui duas áreas distintas. No campo da Saúde Animal e Ciências Biológicas, possui experiência em Ecologia Geral, Educação Ambiental, Morfologia, bem como em levantamento e monitoramento de grandes mamíferos, com foco no lobo-guará e anta. Além disso, experiência em Gestão Ambiental Geral. No âmbito educacional, atua na Iniciação Científica, Metodologia Científica, Educação e Docência, Evoluções do Ensino, Educação Ambiental voltada para Saúde (epidemiologia) e Psicopedagogia. Integra o LAPAS - UFU e faz parte do Comitê de Ética e Pesquisa da FPM como vice coordenador, além da função de Secretário da Comissão de Ética no Uso de Animais - FPM. Atua como Editor Chefe da Revista Scientia Generalis. Integra o banco de avaliadores da CAPES, realizando atividades de avaliação.

Downloads

Publicado

18-02-2025