Resumo
O presente trabalho apresenta a discussão da aplicação do karate em ambientes escolares. Os objetivos elencados são contextualizar o karate budo como prática corporal coerente para os ambientes escolares, tendo como objetivos específicos a conceituação técnica do karate budo e a relação de seus princípios com os documentos oficiais que regem a educação no Brasil. A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica. Observou-se que a prática do karate budo apresenta relações harmônicas com os documentos oficiais norteadores da educação nacional, sendo coerente a utilização desta abordagem em ambiente escolar.
Biografia do Autor
Lucas Monteiro Dos Santos, Sem afiliação
Doutor e Mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal De Goiás (UFG). Especialista em Educação, direitos e cidadania pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Especialista em Currículo e prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduando em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Faixa preta de karate, atleta, professor e árbitro em competições, membro da Federação Goiana de Karate Interestilos (FGKI) e da Confederação Nacional de Karate do Brasil (CNKB). Faixa azul de Jiu-Jitsu. Praticante e instrutor de Yoga. Atuou nas redes pública e privada de ensino ministrando aulas de Educação Física e Karate. Foi professor na Escola do Futuro em Artes Basileu França, no departamento de Circo, nos componentes de acrobacias, malabares e preparação física. Atualmente se dedica a pesquisar o Karate através da ótica em Performances Culturais e questões relacionadas à prática pedagógica na Educação Física.