A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA PROMOVER A IMAGINAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Daniela Nascimento Andrade Queiroz

Resumo

A prática de contar histórias é uma ação milenar utilizada por nossos ancestrais para transmissão e compartilhamento da cultura e identidade grupal. A prática da “contação de histórias” possibilita os expectadores adentrarem no mundo da imaginação, e por isso deve ser valorizada no âmbito escolar e pela sociedade através de projetos de estímulo a leitura. O presente trabalho aborda o tema da Contação de Histórias e a Construção de Recursos Didáticos na disciplina de Fundamentos e Metodologia de Literatura infantojuvenil desenvolvida no Centro de Ensino Superior de São Gotardo pelos alunos do Curso de Pedagogia. Esse trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva da pesquisa-ação, tendo a pesquisa bibliográfica como instrumento para uma revisão teórica visando a intercessão entre os temas “contação” de história e criação de recursos didáticos Para isso, realizamos um diálogo com pesquisas realizadas por Freire (2006), Rocha (2012), Souza (2007) e outros autores. Entre as reflexões que aqui foram embutidas destaca-se o papel do professor que é peça fundamental no processo de ensino- aprendizagem, bem como o gosto em ler e escrever dos alunos pertencentes a Educação Básica.

Biografia do Autor

Daniela Nascimento Andrade Queiroz

Graduada em Letras pela Universidade de Franca, Complementação Pedagógica em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de São Gotardo – CESG, Especialista em Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Pontifícia Universidade Católica, Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Centro de Ensino Superior de São Gotardo – CESG, Mestre em Linguística pela Universidade de Franca.

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Publicado

2024-08-14