LIDANDO COM PERDAS

reflexões sobre a morte no ambiente escolar

Autores

  • Daniela Nascimento Andrade Queiroz

Resumo

Este artigo aborda a morte no âmbito escolar, buscando compreender como os docentes do ensino fundamental e médio desenvolvem o tema. Uma das justificativas para a pesquisa é a ausência de propostas curriculares explícitas sobre o conteúdo no ambiente escolar. Para trilharmos esse caminho, recorremos aos estudos sobre a relação do ser humano com a morte (Ariès, 2014); às reflexões sobre os processos de morte e luto (Kovács, 2012); as experiências vivenciadas (Quintana, 2019) e a história (Pinto, 2004), Menina Nina, duas razões para não chorar. Concluímos que a ausência de orientações específicas aos docentes se faz necessário para que a abordagem do assunto morte no ambiente escolar seja realizada, oferecendo um ambiente acolhedor e propício ao diálogo e escuta daqueles que perderam um ente querido.

Biografia do Autor

  • Daniela Nascimento Andrade Queiroz

    Graduada em Letras pela Universidade de Franca, Complementação Pedagógica em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de São Gotardo – CESG, Especialista em Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Pontifícia Universidade Católica, Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Centro de Ensino Superior de São Gotardo – CESG, Mestre em Linguística pela Universidade de Franca.

Downloads

Publicado

30-06-2024