A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE SEXUALIDADE E O PAPEL DA EDUCAÇÃO NESSE CONTEXTO

Autores

  • Constance Rezende Bonvicini
  • Fátima Aparecida Lopes Pereira
  • Gabriella Anália Rodrigues dos Santos
  • Sarah Vitória de Santana Moreira

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma visão sobre a evolução do conceito de sexualidade associada ao desenvolvimento infantil, ressaltando que professores que lecionam no ensino fundamental necessitam se atentar para o tema. Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada a abordagem qualitativa, descritiva de cunho teórico/bibliográfico. A literatura investigada evidenciou que tal problemática deve ser tratada de maneira natural como algo intrínseco e significativo para o desenvolvimento da criança; compreendendo-se que, ao falar sobre sexualidade os valores culturais, morais e transformações sociais devem ser levados em conta; o que vai muito além de falar sobre sexo e reprodução. Os autores clarificam que em educação primordialmente, a sexualidade envolve a afetividade, prazer, carinho, amor, empatia, gesto, comunicação, contato e atitudes sexuais. Interpretada dessa forma, o ser humano está submetido, de forma natural, a uma Educação Sexual desde que nasce. Evidencia-se que a questão sexual é um tema visto com um olhar repleto de conceitos e preconceitos construídos histórica e socialmente. Em oposição a essa realidade, a Educação Sexual da criança é algo a ser construído por uma parceria, em que estão lado a lado a escola, a família, perfazendo uma conexão entre sociedade e seus ambientes de vivências, o que vai refletir na forma como o jovem/adulto desenvolve de forma assertiva sua percepção sobre sexualidade.

Biografia do Autor

  • Constance Rezende Bonvicini

    Mestrado em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes. Docente do CESG e docente e orientadora do Departamento de Graduação em Psicologia da FPM. constance.bonvicini@faculdadepatosdeminas.edu.br.

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Publicado

30-11-2023