O DANO MORAL NO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE CARMO DO PARANAÍBA

Autores

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade mostrar os aspectos dos diferentes tipos de processos impetrados no Juizado Especial Cível da comarca de Carmo do Paranaíba, buscando alcançar o dano moral, que se caracteriza como a ofensa ou violação dos bens de ordem moral de uma pessoa, tais sejam o que se referem à sua liberdade, à sua honra, à sua saúde (mental ou física), ou à sua imagem. O dano moral encontra previsão expressa tanto na Constituição quanto na legislação infraconstitucional e a lei não traz conceito ou qualquer tipo de parâmetro para a aplicação dessa espécie de indenização aos inúmeros casos que chegam aos Tribunais do país. Para melhor entendimento do tema, serão expostos os pontos mais importantes em relação ao surgimento e abordagem histórica do dano moral, os dispositivos da legislação aplicáveis ao assunto e as respectivas decisões nos processos ajuizados no Juizado Especial Cível da Comarca de Carmo do Paranaíba.

Biografia do Autor

  • Júlio Alves Caixeta Junior, Centro de Ensino Superior de São Gotardo - CESG - São Gotardo/MG

    Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2019). Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus (2014). Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Universidade Anhanguera (2013). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera (2012). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM (2010). Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Professor de Direito Civil e de Processo Civil no Centro de Ensino Superior de São Gotardo/CESG. Coordenador e Professor de Prática Real do Núcleo de Prática Jurídica Desembargador Pedro Bernardes - NPJ/CESG. Professor de Direito Civil na Faculdade Patos de Minas FPM. Sócio-proprietário do escritório de advocacia Caixêta e Braga Sociedade de Advogados. Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil na 45ª Subseção da Ordem de Patos de Minas/MG (2019/2021). Mediador e Conciliador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJ/MG (2017). Assessor Jurídico do Município de Lagamar/MG (2013/2015). Assessor Parlamentar da Câmara Municipal de Lagamar/MG (2021). Pesquisador. Advogado atuante. E-mail: prof.juliojunior@gmail.com. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4371849J8.

  • Lídia Barcelos Bernardes

    Graduanda do Curso de Direito do Centro de Ensino Superior de São Gotardo - CESG. E-mail: lidiabarcelos2015@hotmail.com.

Downloads

Publicado

20-12-2022