A LITERATURA INFANTIL COMO ALIADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O objetivo desse trabalho é analisar como a utilização da literatura infantil pode agir como facilitadora do processo de ensino aprendizagem nas aulas de Ciências. Apresenta como objetivos específicos: compreender o percurso histórico da literatura infantil, do surgimento à aplicação na sala de aula; analisar como a literatura infantil pode ser aliada no desenvolvimento de conceitos científicos nas aulas de Ciências; narrar uma proposta de intervenção pedagógica com o uso da literatura infantil em uma aula de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, amparou-se principalmente nos estudos de Piassi; Araújo (2012); Costa, Gouveia e Sousa (2018); Lajolo; Zilberman (2007); Miranda et al (2015); Nascimento; Bracher; Oliveira (2008); Ramos (2020); Santos (2014); Silva (2009) e Souza (2016). As análises empreendidas assinalaram o nascimento da literatura infantil a fim de educar as crianças segundo a moral de cada época; a importância do estudo de Ciências no processo de desenvolvimento da linguagem, das habilidades e competências, de aspectos socioafetivos, percepção visual e criatividade das crianças; o desenvolvimento e as potencialidades da literatura como recurso didático no ensino de Ciências, uma vez que ela instiga a habilidade de interpretação, a imaginação e a curiosidade infantil.