CULTURA E EDUCAÇÃO

Abordagem necessária para planejar aulas

Autores

  • Emanuelly Wouters Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O presente artigo tem como tema o planejamento das aulas utilizando como base a cultura dos alunos. O objetivo desse estudo é compreender a importância da cultura dos alunos para o planejamento das aulas. Para tal, foi desenvolvida uma Pesquisa Bibliográfica baseada em Laraia (2001), Silva (2009), Brandão (2002), Durkheim (1975), Freire (2001), Moreira e Masini (1982), Paviani (1991) e Paro (2008). Para selecionar as obras, levou-se em conta suas contribuições para o tema do estudo e, no percurso, foram elencados os conceitos principais de cada autor para selecionar os escritos pertinentes ao objetivo do estudo. Os resultados apontaram que a cultura do aluno é proveniente do contexto em que vive e de tudo que adquire na vida, como valores e capacidades, baseado em suas crenças, locais que frequenta e pessoas que convive, o que deve ser levado em consideração pelo professor no planejamento das aulas para propiciar uma aprendizagem que tenha significado aos alunos. 

Biografia do Autor

  • Emanuelly Wouters Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi. Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim.

Downloads

Publicado

30-06-2021