06) Aspectos e Meios na Efetivação da Educação Inclusiva
Resumo
A escola inclusiva tem sido um tema bastante abordado junto aos que acreditam que a educação para todos, sem exceção, traduz o verdadeiro sentido de uma sociedade justa e igualitária. A partir dessa assertiva é que este artigo, de revisão bibliográfica e documental, tem como objetivo principal apresentar meios eficazes para que a inclusão escolar possa ser uma realidade nas escolas do Brasil. Acrescenta-se a esse objetivo o também propósito de diferenciar, para os leitores, pais e educadores, a educação especial das dificuldades de aprendizagem, pois são duas questões distintas sem as quais não há como tratar da inclusão educacional. Sendo assim, o estudo tratou, primeiramente da educação especial de forma geral e, em seguida, abordou as políticas públicas e os meios eficazes para a efetivação da inclusão escolar. O estudo concluiu que a escola inclusiva só será uma realidade a partir do momento em que houver harmonização e coordenação entre as políticas públicas educacionais, recursos adequados, currículos específicos, educadores qualificados, pais comprometidos e sociedade acolhedora.
PALAVRAS-CHAVE: Escola Inclusiva; Educação Especial; Dificuldades de Aprendizagem.