03) Representações Sociais do Gênero Feminino nas Músicas Brasileiras mais Reproduzidas em 2017

Autores

  • Jeysson Ricardo Fernandesa Cunha
  • Ingrid Ferreira de Godoi
  • Thays Regina Lemes Alves

Resumo

Este artigo parte do princípio que a música pode ser tomada como fonte cultural e histórica, em que o sujeito consegue sentir, compreender e (re)significar suas vivencias de acordo com seu grupo social, em uma busca de elaborar sentidos. Desta forma, a música estabelece um diálogo na indissociabilidade entre sujeito e cultura que representa sentidos e significados construídos acerca de um objeto. Percebe-se que as músicas possuem conteúdos de representações sociais e provocam significações em que o sujeito ancora suas crenças, valores e atitudes sobre determinado fenômeno social. Tem-se objetivo compreender as representações sociais sobre o gênero feminino presentes nas 20 músicas mais escutadas no Brasil em 2017. Adotou-se como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2013; JODELET 2001) em diálogo com os pressupostos de Bourdieu (2002) sobre a dominação masculina em adição com Moraes (2002) sobre a condição social da mulher contemporânea. A metodologia empregada privilegia uma abordagem qualitativa a partir da análise de significação (AGUIAR; OZELLA, 2006) de acordo com o tratamento computacional auxiliado pelo software IRAMUTEQ. Os dados analisados demonstram que as músicas ancoram o gênero feminino como aquele que causa angustias por seu modo de existir e que, de modo geral, causa certo estranhamento quebrando o padrão normativo. A presença destas narrativas reafirma a ideia de mulher exercendo sua liberdade e autonomia, se permitindo desfrutar de certas atitudes em que, historicamente, lhe foi negada.

PALAVRAS-CHAVE: Representações Sociais; Gênero Feminino; Música.

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Publicado

2019-04-10