01) Avaliação Escolar: (Re)Significando Limites e Possibilidades.

Autores

  • Arlei Peripolli
  • Silvio Carlos dos Santos
  • Soraia Napoleão Freitas

Resumo

Este ensaio teórico-metodológico objetiva promover uma (re)significação voltada à avaliação numa visão diacrônica e ontológica, como processo desafiante ao professor. Destarte, a mesma deve ser a reflexão transformada em ação, que impulsiona a novos paradigmas sobre a realidade e as histórias de vida; um procedimento interativo, através do qual os atores educacionais aprendem sobre si mesmos e o cotidiano. Consequentemente, na medida em que a ação avaliativa exerce função dialogada, promove o aluno no campo moral, tornando-o crítico e participativo, inserido-o no contexto sócio-político e cultural. Assim, faz-se imprescindível assumir um posicionamento transparente, coerente e ético, juntamente com a expressão holística do fazer pedagógico, do planejamento e da execução desta. A avaliação, ao ser ação provocativa para o professor, valoriza as experiências, os conhecimentos/saberes, os erros e os questionamentos do aluno. Portanto, é um estímulo, uma motivação para que ambos sintam prazer em aprender e criar no espaço de aprendência.

Palavras-chave: Educação; Avaliação; Tempo/Espaço de Aprendência; Professor/Aluno.

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Publicado

2010-12-20