04) Eleição de Diretor e Gestão Democrática na Escola Pública de Minas Gerais: Entre Vícios, Ranços e Avanços, o Concebido e o Percebido

Autores

  • Júlio Resende Costa

Resumo

Com a redemocratização do país na década de 1980, a gestão democrática começa a se definir como um dos principais objetivos da escola para o século XXI e um dos maiores anseios do esforço conjunto entre sociedade e Estado na busca da excelência do ensino público. Este trabalho procurou investigar se, na opinião da comunidade escolar, a eleição para diretor de escola estadual garante a gestão democrática da instituição. Para isso, fez-se um estudo de caso em uma escola estadual localizada na região centro-oeste de Minas Gerais. Para conceituar as variáveis discutidas no trabalho e tratar o problema de pesquisa, o estudo fundamentou-se nos textos de Bobbio (1986), Conti e Luiz (2007), Demo (1998), Dewey (1998), Etcheverry (2001), Fanfani (1995), Filho (1992), Mendonça (2001), Llach, Montoya e Roldán (2000) e Paro (1996). Quanto à forma de abordagem do problema, esta pesquisa apresenta caráter qualitativo e descritivo. Como estratégia metodológica, optou-se pela fenomenologia. Definiu-se o questionário, a observação não participante e a revisão documental como instrumentos de coleta de dados. Foram investigados os três segmentos da comunidade escolar envolvidos no processo de indicação de diretor de escola estadual de Minas Gerais: servidores, alunos e pais. Na percepção da comunidade escolar, a eleição para diretor, em si mesma, garantirá a gestão democrática da instituição de ensino. Durante a campanha, grande parte dos pais e alunos se deixa seduzir por discursos impregnados de promessas que não podem ser cumpridas, o que pode encaminhar ao cargo de diretor candidato sem compromisso com a melhoria do processo educativo e o aperfeiçoamento da gestão escolar. O Colegiado escolar cumpre parcialmente suas atribuições, mas não é percebido, pela comunidade escolar, como órgão de equacionamento de poder dentro da escola. Com superioridade numérica em relação aos servidores, pais e alunos decidem o candidato a ser indicado ao cargo de diretor.

PALAVRAS-CHAVE: Democracia; Gestão; Participação; Autonomia.

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Publicado

2018-03-11