08) A Marca do Positivismo no Ensino Jurídico Tradicional e Conservador: A Alternativa Híbrida
Resumo
O ensino jurídico no Brasil pouco evoluiu metodológica e pedagogicamente em quase duzentos anos; tal fato repercute na formação jurídico-filosófica dos bacharéis do século XXI que, por sua vez, são impactados com a forma autoritária, pouco reflexiva e doutrinária com que são transmitidos os conhecimentos necessários ao exercício profissional. Utilizando de método hipotético-dedutivo, analisou-se a inadequação pedagógica e metodológica do ensino jurídico brasileiro frente às necessidades sociais, políticas e jurídicas atuais. Também compreendeu as balizas da pesquisa a repercussão da didática impingida pelo professor como fator determinante para desenvolvimento filosófico e profissional do futuro bacharel em Direito; e, ainda também foi investigada a necessidade do desenvolvimento de métodos dinâmicos e dialógicos imbricados com os meios expositivos clássicos voltados à finalidade de se possibilitar o desenvolvimento do raciocínio jurídico atualmente desejado. Todas as hipóteses foram confirmadas.
PALAVRAS-CHAVES: Positivismo Jurídico; Ensino Híbrido; Postura Pedagógica; Ensino Jurídico; Novas Alternativas.