07) Habitus, Mercado de Trabalho e o Ensino Médio em Guajará-Mirim-RO: Expectativas da Presença do Campus do Instituto Federal de Rondônia na Região Fronteiriça
Resumo
O ensino público no Brasil, em especial na sua última etapa, tem produzido uma cultura perversa aos alunos secundaristas: postos de trabalho para mão de obra de baixa complexidade, com forte tendência no mercado informal, e sistema educacional excludente. A produção desse quadro, em especial na rede pública, tem no Ensino Médio o grande gargalo da educação básica. Com sinais de esgotamento frente às demandas contemporâneas, o modelo atual contribui inevitavelmente na estagnação econômica. A busca de um novo projeto para essa etapa da educação tem tomado conta da pauta nacional, mas as alternativas apresentadas são muitas vezes distante da realidade dos discentes e do mundo do trabalho. Eleita vilã, a educação pública concentra os holofotes do fracasso escolar na última etapa da educação básica. Porém em meio a essa crise, é possível destacar experiências em andamento no país que têm dado resultados positivos. Uma dessas experiências são os Institutos Federais de Educação, com um campus recém-instalado em Guajará-Mirim, Rondônia. Dispondo de uma proposta pedagógica mais atualizada, todavia desconhecida, principalmente entre os grupos de jovens mais vulneráveis, a modalidade de Ensino Médio Integrado do campus tornou-se uma esperança para a superação do quadro atual apresentado. Entretanto, ainda esbarra no longo processo de precarização e dualidade do ensino para atender os arranjos produtivos adotados pela região. A partir de levantamento bibliográfico e dados específicos da região, procuramos traçar um panorama do terreno em que campus Guajará-Mirim irá fincar suas raízes.
PALAVRAS-CHAVE: Educação; Trabalho; Habitus.