05) A História e a Química das Especiarias: Experiência de Aula Interdisciplinar para Estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Carlos Alexandre Vieira
  • Alexandre Fernando da Silva

Resumo

Grandes descobertas da ciência e fatos históricos podem ser permeados no ensino de ciências, dentre estes está o período das grandes navegações e conquistas de novos territórios. Impulsionados pela demanda de especiarias, os europeus lançaram-se ao mar e mudaram o mundo. Este contexto é uma boa oportunidade para aulas temáticas e interdisciplinares de ciências e/ou química. O presente trabalho relata uma experiência do estágio supervisionado aplicado no curso de licenciatura em química da Universidade Estadual de Minas Gerais (Unidade Divinópolis). A proposta foi em forma de uma intervenção interdisciplinar para estudantes do ensino médio com enfoque na temática das especiarias, sua química e importância histórica. Essa perspectiva está alinhada com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que orienta ao ensino contextualizado e interdisciplinar, a fim de torná-lo motivador e significativo, sendo o professor mediador entre estudantes e o conteúdo abordado. A intervenção realizada mostrou-se efetiva no atendimento dos objetivos propostos perante a equipe de licenciandos e professores, diante do interesse demonstrado pelos estudantes e apropriação de conceitos no decorrer da aula. Dessa forma, a abordagem demonstrou que temáticas que envolvam assuntos interdisciplinares e cotidianos podem ser interessantes aos estudantes do século XXI e tornar o ensino de química motivador e formador de indivíduos críticos.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Química; Especiarias; Grandes Navegações; Interdisciplinaridade.

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Publicado

11-01-2018