03) Dificuldades Docentes no Uso das Novas Tecnologias em Sala de Aula
Resumo
Nos dias atuais a tecnologia tem feito parte do cotidiano da sociedade. Recursos como o computador e a internet, antes utilizados somente por uma pequena parcela da população, teve seu uso popularizado e seu acesso ampliado para vários segmentos sociais. Assim como em vários setores, as novas tecnologias passaram a ser utilizadas também no âmbito da educação, trazendo consigo novas possibilidades pedagógicas. Apesar das inúmeras vantagens de seu uso, esses recursos também tem imposto diversas dificuldades para sua aplicação em sala de aula pelos educadores. Neste sentido, o presente artigo teve como objetivo analisar as principais dificuldades encontradas pelos professores na inclusão dos novos recursos tecnológicos em sua prática docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de revisão de literatura com as principais obras e estudos da área tendo sido verificado que a falta de capacitação dos profissionais para a utilização dos recursos tecnológicos, sobretudo durante a sua formação acadêmica, além da falta de uma estrutura adequada das escolas e a dificuldade de integração desses recursos aos conteúdos e disciplinas tem feito com que muitos professores abram mão das diversas possibilidades pedagógicas oferecidas com a utilização da tecnologia.
PALAVRAS-CHAVE: Prática Docente; Novas Tecnologias; Possibilidades Pedagógicas.