06) A Educação Corporativa como Fator Estratégico para o Comprometimento Organizacional: O Caso da Universidade dos Correios – ÚNICO
Resumo
Ao longo dos anos, as instituições públicas e privadas têm procurado estimular e investir na formação profissional e das habilidades dos funcionários e parceiros institucionais. O presente trabalho retrata sobre a elaboração e sistematização do conhecimento, levando a reflexões dos conceitos e teorias que se enquadram na educação corporativa. Desta forma, analisa as diferenças existentes entre o Departamento de Treinamento & Desenvolvimento e as Universidades Corporativas, bem como esmiúça a Gestão de Desempenho e Gestão do Conhecimento, onde s organizações poderão atuar no desenvolvimento individudal de cada colaborador e nas capacitações necessárias. Por fim, é feito um estudo de caso sobre a Universidade dos Correios – ÚNICO, onde demonstra as ações educacionais que estão sendo realizadas, no âmbito da educação corporativa, para que os Correios mantenham a excelência e sejam referência na prestação dos serviços postais.
PALAVRAS-CHAVE: Universidade Corporativa; Educação Profissional; Gestão de Desempenho; Gestão do Conhecimento.