07) Os Benefícios do Jogo de Xadrez para os Alunos com Deficiência Intelectual de Uma Escola Estadual do Município de São Gotardo – MG
Resumo
RESUMO:
O aprendizado das pessoas com deficiência intelectual não acontece da mesma forma e no mesmo ritmo das pessoas sem deficiências. Ele precisa utilizar-se de estratégias diferenciadas para que os resultados aconteçam de forma satisfatória. Os jogos de estratégia, particularmente o xadrez, representam então, uma ferramenta educacional eficiente para contribuir com o processo de aprendizagem desses indivíduos. Nesse sentido, foi desenvolvido um estudo, com o objetivo de verificar a influência da prática do jogo de xadrez no desempenho cognitivo de pessoas com deficiência intelectual. De forma mais específica: (1) apresentar um programa de xadrez adequado às necessidades dos deficientes intelectuais. (2) propor situações problema cotidianamente, objetivando aquisições cognitivas. (3) avaliar os benefícios advindos da prática regular do jogo de xadrez. Como percurso metodológico foi adotado a pesquisa de campo. O programa foi composto por seis intervenções, uma vez por semana com duração de sessenta minutos. Participaram do estudo 12 indivíduos com idade entre 8 a 15 anos, que foram dispostos em duas turmas, uma matutina e outra vespertina no extra turno escolar. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário sobre o xadrez ao início e término da pesquisa, além de um diário de campo, que objetivou acompanhar semanalmente o desenvolvimento individual dos participantes. O estudo demonstrou que a prática do xadrez influencia positivamente a aquisição cognitiva das pessoas com deficiência intelectual, melhorando a concentração, memorização e raciocínio lógico matemático, o que sugere sua implantação e prática para alunos com essa deficiência dentro do ambiente escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Programa de Ensino; Deficiência Intelectual; Xadrez.