02) Desafios e Frustrações na Supervisão Escolar
Resumo
Diante da falta de critérios para a execução do trabalho do supervisor, tal profissional encontra-se com problemas estruturais para realização de suas funções. Por haver um grande desnível entre a teoria aprendida pelos profissionais nas instituições de ensino superior e a prática nas escolas do Brasil, procura-se, com o presente trabalho, analisar o papel do supervisor e os desafios enfrentados por este gestor educacional. Por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico, analisar-se-á as considerações de autores como Libâneo (2004), Zieger (2003), Miranda e Maccarinni (2007), Falcão Filho (2007), Alves e Duarte (2012) e Rossi (s.d.) na prática da profissão de supervisor escolar. Pautar-se-á das considerações de condições de trabalho, além das relações com sua rede de convívio dentro da escola, os alunos, pais de alunos e professores. A falta de critérios para a atividade da profissão é apontada como um dos principais motivos da frustração dos supervisores, uma vez que realizam atividades de diversos setores da escola, desde os pedagógicos aos administrativos, de forma que não possibilita realizar as atividades a qual, de fato, sua profissão exige: a mediação entre os processos pedagógicos.
PALAVRAS-CHAVE: Desafios; Frustrações; Processos Pedagógicos; Condições de Trabalho.