02) Educação Ambiental: Consciência e Prática no Ensino Fundamental
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar se e de que maneira a Educação Ambiental está sendo trabalhada na prática educativa do Ensino Fundamental da rede pública e privada no município de Contagem-MG e o grau de consciência ambiental dos alunos. Para tanto, foram aplicados questionários a 401 alunos, na faixa etária entre 10 e 16 anos, sendo 195 de duas escolas da rede pública e 206 de duas escolas da rede privada de ensino. Os coordenadores das escolas envolvidas na pesquisa foram entrevistados. Verificou-se que, de forma geral, a Educação Ambiental vem sendo trabalhada nas escolas, porém, sob uma visão reducionista e mecanicista. Constatou-se também, que as metodologias usadas na prática da Educação Ambiental não atingem os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pouco têm favorecido para formar alunos com uma consciência socioambiental. Isso se deve ao despreparo, desatualização e, principalmente, à falta de material didático de apoio ao professor. Sendo assim, além de investimentos financeiros, faz-se necessário a criação de um projeto político-pedagógico que seja construído interdisciplinarmente de forma a promover um ensino integrador transversalizando o tema meio ambiente nas diversas áreas do ensino.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Consciência Ambiental; Prática Educativa.