08) Análise do Cálculo da Vida Econômica de Veículos de um Centro de Formação de Condutores

Márcia Latsch Tusi, Ana Cristina Ruoso, Juliane Cioccari Machado Townsend, Laura Angélica Meneghini dos Santos, Leandro Cantorski da Rosa

Resumo


Ao término da vida útil dos bens, as empresas precisam decidir sobre a substituição desses. A avaliação do momento ótimo de substituição de equipamentos tem como ponto de partida a vida útil e vida econômica de um bem. O Método do Custo Anual Uniforme Equivalente (CAUE) determina o período ótimo para a troca, a vida econômica, visando diminuir os custos. Dessa maneira, o objetivo desse trabalho é aplicar o modelo de substituição idêntica de equipamentos para calcular a vida econômica da frota de veículos de um Centro de Treinamento de Condutores. Além disso, uma análise de sensibilidade foi realizada, simulando dois cenários de redução nos custos de gasolina e nos custos com manutenção. O menor custo equivalente foi 2 anos após a compra para a maioria dos veículos, assim os custos aumentam significativamente após esse período. Portanto, o melhor ano para a troca dos veículos é no final do segundo ano. A baixa vida econômica é consequência dos altos custos com manutenção e combustível, já que os veículos são diariamente conduzidos por pessoas inexperientes.PALAVRAS-CHAVE: Engenharia Econômica; Vida Econômica; Custo Anual Uniforme Equivalente; Centro de Formação de Condutores. Ao término da vida útil dos bens, as empresas precisam decidir sobre a substituição desses.A avaliação do momento ótimo de substituição de equipamentos tem como ponto de partida a vida útil e vida econômica de um bem. O Método do Custo Anual Uniforme Equivalente (CAUE) determina o período ótimo para a troca, a vida econômica, visando diminuir os custos. Dessa maneira, o objetivo desse trabalho é aplicar o modelo de substituição idêntica de equipamentos para calcular a vida econômica da frota de veículos de um Centro de Treinamento de Condutores. Além disso, uma análise de sensibilidade foi realizada, simulando dois cenários de redução nos custos de gasolina e nos custos com manutenção. O menor custo equivalente foi 2 anos após a compra para a maioria dos veículos, assim os custos aumentam significativamente após esse período. Portanto, o melhor ano para a troca dos veículos é no final do segundo ano. A baixa vida econômica é consequência dos altos custos com manutenção e combustível, já que os veículos são diariamente conduzidos por pessoas inexperientes.PALAVRAS-CHAVE: Engenharia Econômica; Vida Econômica; Custo Anual Uniforme Equivalente; Centro de Formação de Condutores.

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